Basicamente, para colocar um imóvel na imobiliária para vender, ocorrem as seguintes etapas:
Prospecção: é o conjunto de ações feitas pela imobiliária com o objetivo de atrair e conquistar pessoas possivelmente interessadas naquele imóvel. Etapa fundamental para alcançar a venda;
Qualificação: é identificar, dentre os interessados, onde devem estar centralizados os esforços da equipe de vendas, aumentando assim as chances de fechar um negócio;
Proposta: é a abordagem inicial a ser apresentada antes que o contrato seja fechado. Nela deve haver o valor de compra e venda, as formas de pagamento e demais dados do patrimônio em questão. É após a proposta que podem surgir negociações por parte do comprador ou do vendedor;
Fechamento: é o momento de validar tudo aquilo que foi tratado na proposta. De modo que ambas as partes estejam cientes e seguras do negócio que vai vir a ser concretizado;
Pós-venda: é fundamental para manter o cliente satisfeito e fiel à sua imobiliária. Nessa etapa, é importante que a empresa realize uma série de ações para acompanhar de perto o cliente após a realização da venda, garantindo um melhor relacionamento e uma maior satisfação com o comprador do imóvel.
Antes de colocar um imóvel seu em qualquer imobiliária, lembre-se de que ele é uma parte do seu patrimônio e, por isso, merece ser cuidado como você cuidaria.
Por isso, é importante conhecer bem a empresa que você pretende escolher para ficar responsável pelo seu bem. Pesquise sobre sua atuação no mercado, converse com pessoas que já utilizaram o serviço da imobiliária e procure saber se se trata de uma companhia de confiança.
Uma vez que você encontrou a melhor imobiliária para a sua necessidade, entre em contato com a empresa e solicite a divulgação do seu imóvel para venda ou aluguel. A imobiliária fará isso através de anúncios em sites, portais especializados e redes sociais, sempre de acordo com as solicitações do proprietário.
Caso haja interessados no seu imóvel, a imobiliária vai orientar e acompanhar visitas e, em caso de sucesso nas negociações, deve providenciar a documentação necessária para a conclusão do negócio.
Muitas vezes, com o intuito de “não gastar muito”, as pessoas optam por realizar vendas, compras e locações de imóveis e/ou terrenos de forma independente. Mas essa conta pode sair bem cara. As imobiliárias desempenham um papel fundamental dentro desse mercado.
A imobiliária é a empresa que vai lidar com todos os processos que permeiam o mercado imobiliário, garantindo que todas as transações e negociações ocorram de forma segura para todas as partes envolvidas e dentro do que a legislação infere.
O melhor investimento da sua vida está aqui...