Desde a abertura da empresa até a busca pela melhor carteira de clientes, o planejamento estratégico deve ser o ponto-chave para que você tome decisões acertadas ao decorrer da jornada. É indispensável pensar em todos os fatores que podem contribuir para que a gestão imobiliária seja coerente e, com isso, atenda às necessidades do público-alvo.
Lembre-se de verificar como está o lado financeiro da empresa, o planejamento de vendas, o setor de marketing e demais áreas que possam alavancar os resultados da imobiliária e atrair bons negócios. Para tanto, faça uma autoanálise das forças e fraquezas da empresa e quais são as oportunidades e prováveis ameaças que podem surgir pelo caminho.
Uma negociação de primeira linha é inerente ao conhecimento adquirido, pois, sem a experiência necessária e competência em relação ao que se faz, a chance de vender imóveis de qualidade com preços altos se torna muito pequena. Por isso, treine frequentemente os corretores para que eles saibam de A ao Z os pormenores que ocorrem ao decorrer de uma venda.
É fundamental que os profissionais que mexem com o ramo imobiliário tenham noção de financiamentos, amortização de parcelas, investimento em fundos imobiliários, informações sobre a construtora, entre outros pontos relevantes. Quanto mais preparada estiver a equipe, será muito melhor para negociar com os clientes e oferecer imóveis que estejam de acordo com o que as famílias desejam.
Se a sua imobiliária ainda se vê atolada em processos burocráticos e uma pilha de papéis espalhados por vários cantos do escritório, então está na hora de rever alguns conceitos. Estamos em uma era em que a tecnologia nos auxilia em diversos processos corporativos e isso não seria diferente para o seu setor.
Por isso, invista em softwares de gestão para automatizar a sua imobiliária e organizar os documentos de forma eficiente, a fim de gerir melhor as ações dentro e fora da empresa. Além disso, a presença online faz a diferença para engajar e conquistar o público por meio de um site próprio, marketplace, blog, redes sociais etc.
É evidente que tudo que acontece no dia a dia de uma imobiliária gera um resultado. Isso deve ser medido sempre, a fim de acompanhar a evolução da empresa e buscar as melhores soluções para otimizar os processos que apresentam problemas. As métricas são essenciais para conduzir as decisões e obter um feedback inteligente de como está o desempenho das estratégias dos corretores até aqui.
Portanto, avalie o custo de aquisição de um cliente, o número de prospecções por corretor, a conversão de visitantes em leads no site, o retorno sobre o investimento aplicado e assim por diante. Todos esses tipos de métricas servirão como um diagnóstico preciso da imobiliária para obter dados quantitativos e ter relatórios que apontam os pontos que merecem uma atenção maior.
Para encerrarmos, vale alertar que, se você não tiver uma gestão imobiliária competente, isso pode ser bastante prejudicial para o negócio, ocasionando a perda de clientes para a concorrência pouco a pouco. Sendo assim, avalie a forma como age em sua rotina e busque soluções para otimizar a gestão.
O melhor investimento da sua vida está aqui...
Autor
Márcio Franco
Profissional dedicado e apaixonado pela corretagem há mais de 25 anos, busca ajudar vendedores e compradores a atingir seus objetivos imobiliários por meio da implementação das melhores práticas e princípios. Adepto da gestão e supervisão de todas as fases do processo imobiliário com cuidado e transparência.